
Diario sonoro; algumas notas sobre notas e mais notas.Pontos.Contrapontos.Algumas pausas.Vivas e vaias.Tempos.Contratempos.Dançando conforme a valsa...
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Stockhausen

sábado, 8 de dezembro de 2007
(texto estraído da Revista Veja Rio)
Roda de Cantigas
Dia 09, domingo, 17 horas, R$20.00 e R$10.00 (MPB) ZÉ ZUCA e BANDA BRINQUEDO, show e lançamento do CD "RODA DE CANTIGAS' para cantar, dançar e reinventar a roda. Um show para todas as idades, com muita cantiga de roda e músicas do folclore, como: CIRANDA, CIRANDINHA; RODA PIÃO; O CRAVO E A ROSA; NESTA RUA; SAMBA LELÊ; DE ABÓBORA FAZ MELÃO; ROSA AMARELA; A LINDA ROSA JUVENIL; TEREZINHA DE JESUS; PEIXE VIVO/ PEIXINHOS DO MAR / MARINHEIRO SÓ/ A CANOA VIROU; entre muitas outras. Zé Zuca e Leo Rugero utilizaram vários ritmos brasileiros para arranjar e fazer a releitura das cantigas. Da ciranda ao afoxé, passaram pelo baião, capoeira, marcha, frevo, xote, maxixe e samba.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Baiafro

Música espontânea
Manheceu
Olá amigos,
está saindo do forno o disco de estréia do escritor e compositor Fabio Sombra.Musica caipira ao pé-da-letra, bom para ouvir numa varanda, tirando uns dois dedos de prosa;Vai bem com um cafezinho e um bolinho de fubá...O álbum foi produzido pelo violeiro Chico Lobo.Eu tive a oportunidade de participar das gravações com os violinos e as rabecas.
O disco está a venda, distribuido pela Kuarup.
O trabalho sensível de Fabio Sombra pode ser conferido em mais detalhes no seu blog: http://violeiro.blogspot.com/
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Leo Rugero trio - Leo Rugero/Felipe Depoli/Anderson Sabadine
Mais um trecho da apresentação do trio no Cristal Jazz, que foi realizado no Palacio de Cristal em 14 de Julho de 2007.
sábado, 11 de agosto de 2007
Leo Rugero trio
http://br.youtube.com/watch?v=kz4jM2HlJCw
Leo Rugero trio:
Leo Rugero (piano, violão de 8 cordas e sanfona)
Felipe Depoli (contrabaixo acústico)
Anderson Sabadine (bateria e percussão)
terça-feira, 24 de julho de 2007
Concerto beneficiente para Messias dos Santos
No próximo dia 05 de Agosto, domingo, às 17 hs, no Parque das Ruínas em Santa Tereza - RJ, haverá um concerto em homenagem ao compositor, violeiro e pintor Messias dos Santos. Participações já confirmadas:Yuri Popoff, Paulão Sete cordas, Leo Rugero e Marcelo Lopes (que inclusive, está à frente da organização do evento).
A bilheteria será revertida para o tratamento da saúde de Messias, que como se sabe, foi vítima de uma queda, mas já está se recuperando. Atualmente convalesce na casa da irmã em Angra dos Reis.
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Um desabafo via Ezra Pound
trecho extraído do livro " A arte da poesia" de Ezra Pound - Editora Cultrix - SP
domingo, 1 de julho de 2007
Musica espontânea
Quem conhece a obra do percussionista Djalma Corrêa, reconhece que ele é um apóstolo da música espontânea.Como ele diz, em suas próprias palavras, musica é "1,2,3 de Oliveira Quatro e foi..."
E foi nesse espírito o encontro que tive com dois excelentes músicos, a soprano Doriana Mendes e o percussionista Djalma Corrêa no show que batizei de "1,2,3 e foi...", realizado no Parque das Ruínas em Agosto de 2005.
A partir de algumas composições minhas, tecemos algumas improvisações, verdadeiras criações coletivas, inspiradas no momento.
Infelizmente, até hoje nunca repetimos a dose, e, se como diz o Djalma, "A primeira vez é a mais gostosa", ficamos com a lembrança terna e descontraída deste encontro, filho único de mãe solteira.
1, 2, 3 e foi!
Leo Rugero - viola caipira, violão e violino
Doriana Mendes - voz
Djalma Corrêa - percussão
Pererê(Leo Rugero)
Leo Rugero - viola
Djalma Corrêa - panela
Negra tinta, branca pena (Leo Rugero)
Leo Rugero - violão
Doriana Mendes - voz
Djalma Corrêa - percussão
terça-feira, 26 de junho de 2007
Festival de Inverno de Petrópolis - Cristal Jazz
Dentro da programação do Festival de Inverno de Petrópolis, o Leo Rugero trio, formado por Leo Rugero (Violão de 8 cordas, piano, sanfona de 8 baixos, violino e viola caipira), Felipe Depoli(contrabaixo acústico) e Anderson Sabadine (percussão) estará se apresentando no próximo dia 14 de Julho, sábado, às 18hs, no Palacio de Cristal, dentro da Série "Cristal Jazz".
A apresentação do Leo Rugero trio será a abertura do concerto de Claudio Dauelsberg(piano) e Ney Conceição(contrabaixo), que se realizará às 19hs.
Entrada franca para o show de abertura.Para o show de Dauelsberg, entrada franca mediante a doação de 1 lata de leite em pó.
Será a estréia de meu novo trabalho, e conto muito com a presença de vocês!
domingo, 24 de junho de 2007
Raízes árabes na formação musical brasileira

em Caravelas - Bahia
Há quem acredite, como a musicóloga Hermelinda Azevedo Paes, que "as influências ibérica e africana foram, incontestavelmente, as mais importantes no processo de formação da nossa música".
Discussões à parte, muitos estudiosos da formação musical brasileira, atribuem que resquícios da cultura árabe estariam sempre presentes no cerne da cultura portuguesa, devido a longa ocupação dos árabes em território português e espanhol.
Entre os estudiosos, aquele que foi mais longe nessa perspectiva foi Luis Soler. Autor de "As raízes árabes na tradição poético-musical do sertão nordestino", livro no qual o autor reinvindica ao árabe o posto hierárquico dentro das genealogias e ascendências que habitariam o solo nordestino dos primeiros tempos, e do qual também fariam parte os jesuítas, trovadores...e dos bárbaros colonizadores pouco se fala.
Há um trecho de seu livro em que Soler traça um paralelo entre tradições mouras e sertanejas: "o lenço cobrindo a boca e o pescoço das mulheres(N.A. Nunca vi uma mulher nordestina trajando uma burka...), a instituição da cabra na vida caseira, o amor ao cavalo - um verdadeiro culto entre os sertanejos - muitos tipos de comida:as coalhadas e os requeijões sertanejos, o cuzcuz - o alcuzcuz dos árabes -, etc."
Mais adiante, o autor enumera o canto mais falado do que cantado dos cantadores nordestinos como uma reminiscência do "lingui-lingui" árabe, o lenga-lenga nordestino.
O celebrado Ariano Suassuna é outro autor que vai chamar a atenção da influência árabe, elemento que irá nortear parte da estética Armorial. Nas palavras de Suassuna, "(...) há muito no brasileiro que não é europeu, nem indígena, nem contato direto com a África Negra através dos escravos.Que explicam o muito de mouro que persistiu na vida intíma do brasileiro através dos tempos coloniais".
Entre o final dos anos 90 e começo de 2000, inspirado por estas idéias acerca da influência ibérica nas raízes culturais brasileiras, comecei a garimpar tudo o que tivesse a influência árabe em nossa cultura. De fato encontrei poucos elementos que realmente fossem "árabes". E ainda assim, mais como algo subjacente, que em poucos momentos parecia estar em primeiro plano.
Em meio a estas pesquisas, foram surgindo algumas composições, onde eu exagerava esta influência através do uso de modalismo árabe ou chamando a atenção para detalhes de ritmo. Entre as composições, eu destacaria "Miragem" e "Vozes do deserto", que como os próprios títulos sugerem, possuem muito desta influência. Mais tarde, a poeira abaixou, outras influências se tornaram mais fortes em minha formação musical, mas posso considerar que este aprofundamento foi significativo e gerou alguns bons frutos.
Aqui, "Miragem" e "Vozes do deserto" aparecem interpretadas pelo saudoso Varal de Corda, em gravação realizada em 2001.
Miragem (Leo Rugero)
Leo Rugero - violão e violino
Andrea Spada - baixo acústico
Heber Caperê - percussão
Vozes do deserto (Leo Rugero)
Leo Rugero - violino
Andrea Spada - contrabaixo
Heber Caperê - berimbau-de-boca e percussão
Para quem quiser se aprofundar neste assunto:
As estruturas modais na música folclórica brasileira - Ermelinda A.Paz
As raízes árabes na música folclórica do Brasil -Luis Soler
terça-feira, 19 de junho de 2007
Aboio


domingo, 17 de junho de 2007
Quadrilha Junina

Leo Rugero - Sanfona de oito baixos, triângulo, agogô e adufe.
sábado, 16 de junho de 2007
O lixo em processo

assim como o processo de trabalho a partir dos interpretes, extraindo deles depoimentos e vivências peculiares, utilizando o que cada um possue, suas possibilidades, investigando o espaco cênico a partir desses elementos, procurando nao estabelecer limites ou rótulos para o que estamos fazendo.
Trazer diversas linguagens para o mesmo âmbito criando a partir da mesma matéria bruta, permitindo a interação entre elas.. Este é um dos desafios para a "Quarto Physical Theater". Procurando criar um lugar de crescimento mútuo, onde questões é que estão em jogo, onde público não é mais público e intérpretes não mais intérpretes, onde realidade e ficção se misturam.
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Desarvoredo - Cantos para a Mata Atlântica
5 - Coivara (Leo Rugero)
6 - Excelência (Domínio público)
7 - Diadorim (Leo Rugero)
8 - Chuvanamata (Leo Rugero)
9 - Santa Clara (Domínio público - Adaptação e arranjo de Leo Rugero
Para fazer o download completo de Desarvoredo, clique: http://rapidshare.com/files/37284297/Desarvoredo.rar----------------------------------------------------------------------------------------------
terça-feira, 12 de junho de 2007
O cordeiro da lã dourada

Varal de Corda

Abaixo, o texto extraído do release do grupo:
"Varal de Corda é uma busca sonora.
Busca que passa por sonhos, imagens, lembranças, gestos, vozes, luzes, símbolos, ventos, fragrâncias...
Uma viagem por um tapete mágico passando pela Índia, Oriente médio, mediterrâneo, península ibérica e desembarcando no sertão do Brasil. A música do grupo pode ser comparada à técnica de um pintor pesquisando novos matizes a partir de materiais já existentes, ou em certos aspectos ao de um alquimista à procura da pedra filosofal.
O grupo se utiliza de instrumentos que, por si só, traduzem este percurso; o sitar e a tabla, nítidos reflexos da alma da Índia; ecos ciganos e mouros do violino bem como do violão originário da península ibérica; o derback e o adufe, retratos da música árabe; a viola caipira que traz no seu bojo o sertão.
Varal de Corda é uma proposta moderna de uma potencial globalização humanística, incorporando elementos regionais em um contexto universalizado.
...um lugar imaginário onde convergem todas as vivências em forma sonoras."
Para ouvir Galope(Leo Rugero) com o Varal de Corda, clique aqui
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Encontro de Sanfoneiros

Brasilis Quartet
domingo, 10 de junho de 2007
Brasilis Quartet
