terça-feira, 12 de junho de 2007

Varal de Corda

foto: A.C.Junior
Varal de Corda foi um trio atuante entre 1999 e 2002, formado por Leo Rugero (violão, viola caipira e violino), o contrabaixista italiano radicado no Brasil Andrea Spada (baixo acústico e sitar) e Heber Caperê(percussão).

A sonoridade algo extravagante do trio logo despertou a atenção de alguns músicos e curiosos.Embora tenha durado pouco, até que para um grupo instrumental teve uma atividade intensa.Entre as apresentações destacam-se o BNDES, Teatro Planetário, o extinto (e saudoso) Arte Sumária, Museu da República e por aí vai...

Abaixo, o texto extraído do release do grupo:

"Varal de Corda é uma busca sonora.


Busca que passa por sonhos, imagens, lembranças, gestos, vozes, luzes, símbolos, ventos, fragrâncias...


Uma viagem por um tapete mágico passando pela Índia, Oriente médio, mediterrâneo, península ibérica e desembarcando no sertão do Brasil. A música do grupo pode ser comparada à técnica de um pintor pesquisando novos matizes a partir de materiais já existentes, ou em certos aspectos ao de um alquimista à procura da pedra filosofal.

O grupo se utiliza de instrumentos que, por si só, traduzem este percurso; o sitar e a tabla, nítidos reflexos da alma da Índia; ecos ciganos e mouros do violino bem como do violão originário da península ibérica; o derback e o adufe, retratos da música árabe; a viola caipira que traz no seu bojo o sertão.

Varal de Corda é uma proposta moderna de uma potencial globalização humanística, incorporando elementos regionais em um contexto universalizado.
...um lugar imaginário onde convergem todas as vivências em forma sonoras."

Para ouvir Galope(Leo Rugero) com o Varal de Corda, clique aqui

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Leo!

Violão, piano, sanfona de 8 baixos viola caipira, sanfona e arranjos ??

Rapaz, vc é praticamente uma orquestra !!!

E por falar em sanfona de 8 baixos, fiquei fascinada pelo instrumento quando pesquisei a respeito. Vc chegou a ouvir o disco do Bau dos 8 baixos, da Som da Gente, postado lá no Abracadabra-br?

Muito bacana seu blog como divulgador da "nossa" arte. Estarei sempre dando uma passada por aqui.

Tudo de muito bom e sempre !!!

:)

Leo Rugero disse...

Olá Bruxa do Vinil,
obrigado pelo seu apoio, estarei sempre postando novidades, vou colocar alguma gravação de sanfona.
Quanto ao disco do Bau dos 8 baixos, eu fiz o download, é excelente, e eu não conhecia este sanfoneiro.Meu contato inicial com a Sanfona foi aqui mesmo em Petrópolis, onde havia muitos sanfoneiros tocando sobretudo o Calango.É uma região da Sanfona menos documentada em CD.Meu mestre sanfoneiro, por exemplo, faleceu inédito, sem um registro oficial.Neste ponto, considero os nordestinos mais "orgulhosos" da própria cultura.
Possuo alguns discos de sanfona, caso queira posso disponibiliza-los.
Um abraço,
Leo