segunda-feira, 11 de junho de 2007

Encontro de Sanfoneiros


Sábado, 26 de Maio de 2007.Saímos de Petrópolis ao entardecer, cruzando a Serra com um objetivo específico: O Segundo Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis, promovido pelo Sesc.Não sabiamos o que encontrariamos pela frente.Fomos, eu e Claudia, no espírito de aventura.

A viagem não poderia ser melhor, uma noite invernal, fria porém estrelada, e uma lua radiante iluminando o nosso caminho.Ao chegarmos, qual não foi a nossa surpresa!Um palco montado em meio à Calçada da Fama, bem no centro de Teresópolis.Muita gente que como nós,ali havia se dirigido para ouvir o som das Sanfonas.Gente de todas as idades, o som da Sanfona pode até ser de outros tempo, mas também é de todos os tempos.

E como não são as coincidências da vida. Eu havia conversado com a organizadora do projeto, Renata Consort, poucos dias antes a respeito da Sanfona de 8 baixos, que é um instrumento ao qual tenho me dedicado, e é cada vez mais raro no Estado do Rio de Janeiro. E ela me falou a respeito de Seu Timbira, um representante da tradição dos oito baixos em Teresópolis.Pois bem, Seu Timbira é sogro de Renato de Carvalho, músico e velho amigo dos tempos da Tijuca, que também estava lá!Aí já foi meio caminho andado para uma boa prosa com o Seu Timbira, que inclusive batizou a minha Sanfona Universal, recém adquirida.

Aliás, ele encerrou a noite, que foi pontuada por bons sanfoneiros de Teresópolis, com um repertório variado, do virtuoso Alex que interpretou a canção russa "Duas Guitarras" até um forrozeiro nato, mostrando a Sanfona de A à Z.

Eu também dei a minha canja, mostrando um pouco das lições do meu saudoso mestre e amigo, Seu João Torquato, ou como batizou Geralda Magela, Seu João dos oito baixos.

E ao som da Sanfona de Seu Timbira, a festa acabou em Quadrilha, com muitos casais a dançar para espantar o frio e celebrar a beleza de uma tradição que jamais morrerá. E viva São João!

Para fechar a noite, todos os participantes improvisaram ao som de Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luis Gonzaga, este patrono da Sanfona brasileira. A noite foi dedicada a dois grandes sanfoneiros que recentemente nos deixaram, Mario Zan e Sivuca.

Parabéns a todos do Sesc Teresópolis pela realização deste belo evento, e que ocorram outros em breve.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leozinho!
Quando a Claudinha disse "o Leo agora tem um blog' eu juro que não entendi a frase, não consegui fazer A+B hahaha

Essa eu não esperava...

Espero conseguir me inteirar mais sobre o que acontece no mundo da música com o seu blog, adorei! vai pro favoritos =)

Muitos e muitos beijos da sua sobrinha alienada da Barra!